segunda-feira, 15 de outubro de 2012


BERNARDINO, Herbert Soares. A Tutoria na EAD: Os Papéis, As competências, e a Relevância do Tutor. Santos-SP: Revista Científica de Educação a Distância. Vol. 2. Nº 4. Paidéi@. Julho 2011.

Athalie Pinheiro*

 

 

 

Herbert Soares Bernardino é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e especialista em EAD. Atua no momento como preparador físico e professor.

O artigo aborda a importância do papel do tutor e dos sistemas tutoriais no processo de ensino semipresencial e a distância, seja em vários tipos de cursos, dentre eles: extensão, graduação ou especialização. O tutor tem sido objeto de estudo de diversos autores, onde o mesmo recebe variadas denominações de acordo com as concepções pedagógicas do curso no qual o mesmo estar envolvido, professor, preceptor, facilitador da aprendizagem e até animador de rede. Sendo assim fica clara a importância da ação do tutor como a ênfase na conversação guiada ou mediatizada pela ação do mesmo.

O objetivo da EAD é favorecer o acesso à educação por meio da internet, um instrumento de guia, para ajudar o tutor a repassar os conhecimentos a fim de ampliar o processo educacional na vida do aluno.

Segundo o autor, no Brasil, EUA e Europa o tutor é considerado o profissional que mais contribui na construção do conhecimento coletivo e com o avanço das novas tecnologias de informação, a educação à distancia está abrindo espaço às fontes digitais, tornando assim o professor integrado com o aluno.

Segundo Ferreira e Resende (2004, apud, BERNARDINO, 2011), o tutor deve acompanhar motivar, orientar e estimular a aprendizagem autônoma do aluno, utilizando-se de metodologias e meios adequados para facilitar a aprendizagem.

 

 

 

 

Comentário crítico

 

            O artigo apresenta uma leitura clara e objetiva mostrando a importância da tutoria para o ensino a distância.

 

MENDONÇA, Gilda Aquino de A. (Org.). A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD.   Goiânia – GO: CEFET/ CIED, 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acesso em: 04/10/2012.  

Athalie Vale do Monte Pinheiro*

 

 

Gilda Aquino de Araújo Mendonça possui mestrado em Engenharia de Produção no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

O artigo informa que nos últimos anos a modalidade de ensino de educação a distância cresceu muito com o desenvolvimento das tecnologias, tornou-se mais atrativa com o surgimento da internet e houve o desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagem, tendo uma relevância muito grande com a troca de informações, comunicação e interação.

O objetivo da educação a distancia, segundo Azevedo (2000, apud Mendonça 2007) é aumentar a capacidade do sistema de educação de ensino superior, mantendo a qualidade de ensino e de formação profissional, a partir da ajuda dos recursos tecnológicos que visam à aproximação, a interação entre os alunos e professores e o acesso independente da distância.

A EAD surgiu no Brasil em 1904 através da escrita. Entre 1939-1941 muitas instituições atenderam estudantes em cursos abertos. Surgiu em 1971 às aulas via satélite e em 1995 a internet começou a crescer, contribuindo nesta modalidade de ensino.

O artigo destaca ainda dois modelos de ambientes virtuais: o Tel educ e o Moodle que tem como objetivo principal definir suas funcionalidades, comparar e destacar os pontos importantes de cada ambiente.

O Tel Educ começou a ser desenvolvido em 1997 por meio de pesquisadores do Instituto da Unicamp e em 2001, disponibilizaram a primeira versão como primeiro software livre da EAD. Já o Moodle foi criado pelo australiano Martin Dougiamas em 1999 e em 20 de agosto de 2002 foi criada outra versão.

  Os modelos de ambientes virtuais são duas formas eficazes de ensino-aprendizagem para garantir a formação do professor e do aluno na educação à distância e permitir buscar novos domínios e públicos para EAD.

 

 

Comentário crítico

 

O artigo traz informações acerca da importância dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a formação do professor e aluno na educação à distância. Tem uma leitura objetiva e concisa.

 

 

 

 

 

sábado, 22 de setembro de 2012


ALMEIDA, Najla. R.O. Tecnologia na Educação: Impasses e Perspectivas.

*Athalie Vale do Monte Pinheiro

 

            O artigo Tecnologia na Educação: impasses e perspectivas aborda a importância dessas novas tecnologias de um modo claro e preciso para a educação. A autora enfatiza as diversas dificuldades por parte dos pedagogos ao assumir uma posição favorável a uma formação tecnológica. É sabido que nos dias atuais é impossível imaginar o dia a dia sem as tecnologias da informação e educação. Sabe-se ainda que alguns profissionais da educação se sentem impotentes quando não estão atualizados com essas novas tecnologias e muitas vezes resistem à inovação tecnológica e expressam dificuldade em assumir tal formação. É necessário fazer um paralelo entre educação e tecnologia, pois requer ainda um maior aprofundamento principalmente na formação inicial e continuada dos professores, integrando assim as TIC´S que são as Tecnologias da Informação e Comunicação que tem a intenção do desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes para a utilização delas no meio educacional, onde dará a possibilidade a educadores e educandos o conhecimento necessário para enfrentar os desafios atuais, como por exemplo, identificar as informações que são oferecidas na internet.

 

Comentário crítico

O artigo aborda um tema bastante atual, a importância da tecnologia na educação partindo de seus impasses e perspectivas. O artigo foi elaborado de acordo com um levantamento bibliográfico. Tem uma leitura fácil e acessível.

 

 

 

Graduanda em Psicologia Bl IX

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza, Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p 13-25.



O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias

e seu Emprego na Educação

 

O texto nos fala sobre as novas tecnologias e como as mesmas entraram na vida de todas as pessoas ao redor do nosso planeta, quer seja nos planos educacional, cultural ou profissional, onde a comunicação também se expandiu hoje podemos nos comunicar com qualquer pessoa em qualquer país, contudo mesmo com o avanço tecnológico sabe-se que ainda existem pessoas onde esta realidade é inacessível. Por mais que nosso país seja grande em território ainda existem aqueles lugares onde a tecnologia ainda não tem uma representação satisfatória.

 O homem desde a pré-história vem fazendo o uso das tecnologias, onde observamos o crescimento das invenções do mundo como: a luz elétrica, a fotografia, o filme, o cinema, o telefone, a televisão, o vídeo, o computador, o satélite, a internet. A tecnologia e a educação se desenvolveram a partir de 1940 nos EUA, já no Brasil o uso das tecnologias na educação voltou-se primeiramente para o ensino a distância, onde a mesma visava à educação de jovens e adultos por meio das escolas “radiofônicas”. Agora quando o assunto é internet os serviços tiveram disponíveis no Brasil desde o inicio dos anos 1980. A ampliação dos sistemas de informações e telecomunicações permitiu que um número grande de pessoas pudesse comunicar-se entre si. Estas redes de informações possibilitaram às pessoas, empresas a manterem-se informadas, onde isso é o principal diferencial da atual sociedade.
Comentário crítico
O texto nos remete a toda uma história do inicio das tecnologias no Brasil e no mundo, como tudo começou e como este avanço é útil para toda uma sociedade, como também para a comunidade escolar. É de fácil leitura, um texto explicativo e atual.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


SILVA, Gláucia da. PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: Um repensar. Ciência, tecnologia e educação. 2.  ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

                                                                                                          Athalie Pinheiro*

Síntese do texto

Ao longo dos anos o ser humano desenvolveu e produziu conhecimento, organizando e sistematizando de acordo com as suas necessidades. Segundo as autoras o ser humano compreende o mundo através do senso comum e da ciência, para viver melhor, para sobreviver.

O desenvolvimento tecnológico e da ciência associaram-se para obter um resultado prático, onde o homem a partir daí trouxe mudanças significativas em suas relações.

No atual contexto da educação estamos em mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo importante assim que a educação também envolva o acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias.

Comentário crítico

O texto é bem atual, é de fácil compreensão, proporciona novas aprendizagens, mostrando assim que o contexto educacional envolve conhecimento e também requer uma atualização constante.

SILVA, Gláucia da. PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: Um repensar. Ciência, tecnologia e educação. 2.  ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

                                                                                                          Athalie Pinheiro*

Síntese do texto

Ao longo dos anos o ser humano desenvolveu e produziu conhecimento, organizando e sistematizando de acordo com as suas necessidades. Segundo as autoras o ser humano compreende o mundo através do senso comum e da ciência, para viver melhor, para sobreviver.

O desenvolvimento tecnológico e da ciência associaram-se para obter um resultado prático, onde o homem a partir daí trouxe mudanças significativas em suas relações.

No atual contexto da educação estamos em mundo em que as tecnologias interferem no cotidiano, sendo importante assim que a educação também envolva o acesso ao conhecimento
Comentário crítico
O texto é bem atual, é de fácil compreensão, proporciona novas aprendizagens, mostrando assim que o contexto , à produção e à interpretação das tecnologias.